Sábado, 20 Abril 2024

Quem Somos

A Federação Espírita do Estado da Bahia (FEEB) é órgão federativo de âmbito estadual, fundado por José Petitinga em 25 de dezembro de 1915 com o nome de União Espírita Bahiana. Tem por finalidade estatutária: “Congregar as sociedades espíritas do Estado, legalmente constituídas e promover e incentivar a difusão e a prática do Espiritismo, codificado por Allan Kardec”. Representa a Bahia no Conselho Federativo Nacional da Federação Espírita Brasileira, bem como na Comissão Regional Nordeste do mesmo Conselho.

É reconhecida de Utilidade Pública estadual e federal, possui certificado de fins filantrópicos (Conselho Nacional de Assistência Social do Ministério da Previdência e Assistência Social) e é registrada no Conselho Municipal de Assistência Social de Salvador (CMASS) e faz parte do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), e do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).

Promove cursos de qualificação em parceria com a Secretaria Municipal de Economia, Emprego e Renda (Sempre) e de facilitadores voluntários (artista plástico, mestre em Capoeira e outros). Desenvolve palestras de caráter sócio-educativas, moral e espiritual e disponibiliza aulas de evangelização infantil.

Missão:

Contribuir para o aperfeiçoamento das casas espíritas em seu propósito de difundir solidariamente o Espiritismo no meio social, estimulando a moralização do homem.

Visão:

Ser reconhecida como instituição presente em todo o estado da Bahia, através de ações que propiciem a união dos espíritas, a unidade doutrinária e a qualidade do Movimento.

Sede  Federativa ou Central  

Rua Coronel Jaime Rolemberg, 110, Brotas
CEP 40.279-140 – Salvador-BA – Tel.: (71) 3351-3220/3359-3323

Instalada em prédio próprio de seis pavimentos, com 2.450 m2 de área, num terreno de 6.300 m2, no bairro de Brotas, próximo ao Shopping Center Iguatemi, concentra as atividades administrativas e federativas da instituição, incluindo venda e distribuição de livros. Realiza encontros, seminários, cursos e treinamentos nas áreas de: Divulgação Doutrinária, Estudo Sistematizado da Doutrina, Evangelização de Infância e Juventude, Assistência e Promoção Social, Assistência e Orientação Espiritual, Esperanto e Arte, destinados aos dirigentes e colaboradores das casas espíritas. Mantém reunião doutrinária pública semanal (quarta-feira, 19 horas), reuniões mediúnicas e Assistência e Promoção Social a famílias e crianças carentes. Promove encontros macrorregionais de trabalhadores e dirigentes espíritas, congressos (trienais), confraternizações de juventudes espíritas (regionais, todos os anos, e estaduais, bienais).

Sede Histórica  ou Seccional (Casa de Petitinga)

Largo do Cruzeiro de São Francisco, 8 – Sé (Centro Histórico) – Telefax: (71) 3321-4703 –  (71)3266-0218      CEP 40.020-380

Em funcionamento desde 1920 (quando foi fundada com o nome de União Espírita Bahiana), em prédio próprio, no Centro Histórico de Salvador, onde  funciona também a Fundação José Petitinga,   realiza, cursos, seminário, quatro reuniões doutrinárias semanais, Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (Esde), evangelização de infância, reuniões mediúnicas, atendimento e orientação espiritual, assistência a pessoas carentes, principalmente, crianças, velhos, gestantes e portadores de tuberculose e aids.

Possui ambulatório médico-odontológico, em atividade há 40 anos, e promove a distribuição de alimentos, vestuário e medicamentos. Mantém venda e distribuição de livros espíritas e dá apoio às atividades federativas da FEEB.

Principais atividades:

    Livraria.
    Atendimento médico, ambulatorial e odontológico, com fornecimento de medicamentos a pessoas carentes, incluindo idosos e crianças.
    Distribuição quinzenal de cestas básicas para 60 famílias. Atendimento e gestantes, com fornecimento de enxoval para recém-nascidos.
    Distribuição de sopa, aos sábados, para desabrigados, na Baixa dos Sapateiros e adjacências.

Artigos Relacionados

Federação Espírita do Estado da Bahia

Rua Coronel Jayme Rolemberg, 110 Bela Vista de Brotas CEP 40279-140 Salvador-BA

Telefone (71) 3359-3323

Newsletter

Assinne a nossa newsletter. Não perca nossas notícias e novidades.

Não enviamos spam!